terça-feira, 11 de maio de 2010

Questionário de preparação

1. Distinguir ciências formais e ciências empíricas? Dê exemplos.
As ciências formais são aquelas cujo objecto de estudo não ter existência concreta (ex: a matemática e a lógica), enquanto a ciência empírica, é aquela que estuda, com base na experiência, os fenómenos naturais e sociais (biologia, física, química).

2. O que são leis científicas?
São hipóteses que não foram ainda falsificadas (que ainda não foram desmentidas por facto algum). São proposições que descrevem e explicam por que algo aconteceu.

3. Quais as características das leis científicas?
  • não reconhece valor à preensão espontânea da realidade;
  • rejeita teorias que não sejam anteriormente confirmadas;
  • implica o rigor metodológico;
  • exige fundamentação através de dados objectivos;
  • elabora testes de validação;
  • enuncia leis;
  • tem a capacidade de prever fenómenos;
  • constrói teorias de métodos claramente definidos.
4. Qual o objectivo da actividade científica?
Encontrar respostas para questões sobre o ser humano e o mundo através do uso de métodos de prova e de justificação que sejam racionais, objectivos e públicos.

5. Definir dogma.
Crença estabelecida ou doutrina de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerado um ponto fundamental e indiscutível de uma crença.

6. O que são teorias científicas?
São conjuntos organizados e sistémicos de leis que explicam um determinado tipo de fenómeno.

7. O que torna científica uma lei ou uma teoria?
Em primeiro lugar, a teoria tem de ser testável. Deve ser possível, pelo menos, mostrar que é falsa. Em ciência tem de haver limites à especulação.

8. Há algumas diferenças entre conhecimento empírico e conhecimento vulgar? Quais?
Sim existem. Por exemplo, o conhecimento empírico , é aquele que estuda, com base na experiência, os fenómenos naturais e sociais, por seu lado, o conhecimento vulgar é um conhecimento que não requer estudos científicos.
"Não é necessário estudar Psicologia para saber que uma pessoa está alegre ou está triste". (manual página 218)

9. O que é o senso comum?
É um vastíssimo corpo de conhecimentos decorrentes de generalizações que se baseiam na experiência e na prática.

10. Como se formam as crenças, técnicas e costumes característicos do senso comum?
O conhecimento do senso comum pode formar-se de várias maneiras:
  1. por experiência profissional;
  2. por meio de testemunhos dos outros;
  3. mediante popularização dos conhecimentos científicos.

11. Quais as características do senso comum?
  • carácter relativamente acrítico;
  • predomínio da descrição sobre a explicação;
  • falta de sistematização;
  • é um conhecimento essencialmente prático.

12. A descrição é mais própria do senso comum ou da ciência? Justifique a sua resposta.
A descrição é mais própria do senso comum. É próprio do senso comum descrever/explicar o que ocorre assim ou então as explicações oferecidas são incompletas e por vezes fantasiadas.

13. Resolva a Actividade da pág 220 a 221 do manual.
a) Este texto trata das diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum.

b) A tese defendida neste texto são as grandes diferenças entre a ciência e o senso comum.

c) Isto acontece porque quando mais a ciência é sistematizada, mais aumenta o seu poder explicativo. A sistematização da ciência faz-se por meio de leis, isto é, a ciência esforça-se por exprimir as leis através de funções matemáticas, a fim de atingir o máximo de precisão.

d) Sim, é uma avaliação correcta.

e) "Resumamo-nos: a ciência é um conhecimento racional, sistemático, explicativo, exercendo-se sobre generalidades: permite prever e, como sequência, agir eficazmente".

f) Por exemplo, a ciência não se cansa de falar e continuar a clonar espécies, enquanto o senso comum apenas vai dizendo que a probabilidade é pequena, morem muitas experiências, é desvantajoso.

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